Japão: Kyoto + Nara

Kyoto

Kyoto é uma das cidades mais surpreendentes que visitei. Lá você consegue respirar história, se sentir no passado, e é um local que estimula a espiritualidade. Não dá para ir ao Japão sem visitar Kyoto. Nara é uma cidade próxima, que dá para visitar em 1 dia.

Em Kyoto, o transporte é feito principalmente por ônibus. Há também metrôs, mas para chegar aos templos, que são espalhados, os ônibus geralmente melhores.

Highlights

  1. Subir a montanha e ficar sozinha com a natureza em Fushimi Inari-Taisha
  2. Floresta de bambus
  3. Comida: é tudo incrível em Kyoto, ótimas experiências gastronômicas.
  4. Caminhar pelo distrito tradicional em uma tarde de domingo
  5. Admirar o jardim de pedras de Ryoanji

Por pontos de interesse

Gion

asia_955

É o bairro do entretenimento, e um dos ótimos lugares para ter uma sensação do Japão antigo. Há várias áreas mais tradicionais, como o Geisha District e o Traditional District, com ruas lindas com arquitetura tradicional, lanternas vermelhas, templos, restaurantes, etc. Passeie por lá de noite, muito charmoso. Shijo-Dori tem várias lojinhas e Shinbashi Dori (ver link) é uma das ruas mais charmosas, mas passeie pelas diversas ruas à noite.

Lá fica o famoso teatro Minami-za, o mais antigo teatro de Kabuki do Japão. Não há apresentações durante todo o ano, é preciso de programar.

Gion Corner é uma casa de espetáculos turística que apresenta diversas manifestações da cultura japonesa. É bem turístico, mas um programa rápido para a noite caso você tenha tempo disponível. Eles apresentam e falam sobre a cerimônia do chá, dança com gueixas, tipos de teatro (marionetes e cômico), música da corte, entre outros.

Para mais informações, veja o link do lonely planet.

Traditional District

asia_1678

Mais ao sul de Gion, há uma área tradicional para passear durante o dia. Ali diversas pessoas se vestem com roupas tradicionais de gueixa e passeiam pelas ruas durante os fins-de-semana. Lugar delicioso para passear e observas as lojas e pessoas, mas pode ficar cheio. Dali ande em direção ao templo Kiyozumi Dera.

Kiyozumidera (templo)

IMG_20150927_171444200

Muito popular em Kyoto, dá para ter uma boa vista da cidade. Conhecido como o templo da água, possui lindas construções.

Fushimi Inari-Taisha (templo)

IMG_20150929_091607683

O templo mais fascinante de Kyoto, um local que te faz esquecer do tempo e mergulhar na experiência espiritual na natureza. Sua marca são os Toriis (portais) vermelhos – há mais de 10.000 deles espalhados em kilômetros.  Fica BEM cheio, e é difícil tirar boas fotos ou conseguir absorver a energia do local com tantas pessoas. Por isso, vale muito à pena percorrer o percurso e subir a montanha seguindo os toriis. Lá em cima há um mirante, e fica bem mais vazio, além de trazer sensações inesquecíveis. Há várias estátuas de raposas, consideradas animais sagrados e mensageiras de Inari (deus dos cereais, do arroz).

Tenryu-ji + Bambuzal em Arashiyama

asia_1070

O templo é constituído de diversas construções, com um belíssimo jardim (exatamente igual desde o sex XIV) e passagem para o bambuzal. É um templo Zen Budista, do ramo Rinzai, construído em 1339. Foi contruído pelo shogun Ashikaga Takauji, em homenagem ao Imperador Go-Daigo, que morreu em uma guerra civil. No mesmo local, anteriormente havia o primeiro templo Zen do Japão (Danrin-ji, sec. IX). Assim como muitas construções no Japão, o templo sofreu 8 incêndios e a maioria dos prédios atuais são da era Meiji (1868-1912).

O bambuzal é uma faixa não muito longa, com bambus extremamente altos, e é uma experiência fascinante. Não há fotografia que consiga capturar a sensação de estar naquele local. Tente ir cedo para fugir da multidão de turistas.

Ryoan-ji

asia_1112

É famoso por seu jardim zen de pedras, criado por um monge zen em torno de 1500 e se mantém exatamente igual desde então. Contém somente 15 pedras, cuidadosamente escolhidas e posicionadas, e cascalho branco meticulosamente arranjado. Nunca vi nada igual, fascinante.

Kinkaku-ji

IMG_20150928_150533755_TOP

Conhecido como o Pavilhão de Ouro. O belíssimo edifício principal fica à beira de um lago e é todo coberto de folhas de ouro. Fica muito cheio, chegue cedo.

Ginkaku-ji

asia_1244

É um local construído pelo shogun Yoshimasa para viver após sua aposentaria. O jardim é belíssimo, em perfeita harmonia com as construções. Belíssimo e um local delicioso para caminhar.

Nara

Nara já foi capital do Japão, portanto possui algumas construções históricas significativas. Para quem vai passar somente 1 dia (é menos de 1hora de trem de Kyoto), dá para explorar o Parque de Nara e seus templos. O parque possui centenas de veados (considerados mensageiros divinos), muito acostumados com os visitantes. São muito fofos de ver, mas sentar no parque para comer um bentô pode ser difícil sem que eles venham pedir comida. Também gostam muito de comer papel, cuidado com os tissues que tiver na sua bolsa. Todos os templos abaixo são dentro do parque.

Todaiji Temple (Buda sentado)

É a maior construção de madeira do mundo, que abriga uma enorme estátua de Buda dentro. Ponto alto de Nara. Perto do portão, há dois guias que ficam sentados em uma mesinha e oferecem um tour gratuito. Vale muito à pena pois eles contam a história do templo, da inserção do budismo no Japão, e falam de diversos detalhes da arquitetura.

Além desse Hall principal com o Buda, há outros menores que fazem parte de Todaiji, vale explorar.

asia_1483asia_1469

Templo Kasugataisha

É um templo bem diferente, com muitas lanternas de diversos tipos, tanto dentro quanto fora. É belíssimo e bastante espiritualizado, é possível ver alguns rituais sendo praticados.

asia_1610

asia_1578asia_1568

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s